Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?

Se já viu televisão, a probabilidade de já ter visto um episódio de Simpsons é muito elevada, afinal estamos a falar de uma série icónica e que já está no ar desde o dia 17 de Dezembro de 1989.

Durante todos estes anos, que se traduzem em 30 temporadas, os Simpsons habituaram-nos a um tipo de comédia muito particular e a uma particular apetência para a premonição de coisas que vieram a acontecer no futuro. Foi assim com a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e com a criação do iPhone, mas a verdade é que esta família também adivinhou muitos detalhes relacionados com… automóveis!

Assim, e de acordo com uma lista criada pela publicação "Drivetribe", reunimos quatro coisas relacionadas com carros que os Simpsons conseguiram prever. Ora veja:

Crescimento da popularidade dos SUV

Na temporada 9 da série, lançada em 1998, Marge compra um SUV, modelo que neste episódio foi descrito como um carro com "a condução suave de um desportivo europeu e com a durabilidade de um poderoso 4x4". Esta é, no fundo, a definição de SUV.

É difícil perceber qual o modelo que Marge comprou, mas é fácil encontrar semelhanças com o Range Rover de primeira geração e com o Jeep Grand Wagoneer.

Agora, mais de duas décadas depois, os SUV continuam a ganhar adeptos e representam uma grande fatia do mercado automóvel.

Listas de opcionais de perder de vista

Homer Simpson sempre foi conhecido por ser um brincalhão. E numa das suas reflexões achou por bem criar o melhor carro possível, que resultou num automóvel… peculiar.

Qual foi o segredo desta criação? Escolher todos os opcionais possíveis e imaginários para o seu carro, algo cada vez mais comum na indústria automóvel, já que quase todas as marcas querem permitir o máximo de personalização possível.

Carros que pedem ajuda

Em plenos anos 90, Homer Simpson testou um automóvel eléctrico na série, muito antes deste tipo de motorização ser democratizado.

Denominado Elec-Taurus, este eléctrico, que  tinha uma imagem semelhante ao Citroën DS, caiu por uma falésia e incendiou-se. Mais tarde percebeu-se que apesar de destruído, o carro ainda conseguiu enviar um pedido de ajuda automático ao concessionário, onde se podia ler: "Ajuda, ajuda, queima".

Agora, muitos anos depois, percebemos que esta ideia é a base de sistemas como o BMW Assist ou o OnStar, da Opel. O condutor pode pressionar um botão "SOS" montado no tejadilho e alerta de imediato os serviços de emergência.

Carros autónomos

Hoje em dia todas as marcas estão a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma para os seus automóveis, mas os Simpsons já nos apresentaram esta ideia há cerca de 20 anos.

No episódio em questão, Homer e Bart seguiam ao volante de um camião quando Homer adormeceu ao volante. Mais tarde, Homer acordou e percebeu que o camião tinha continuado a viagem e estacionado junto a uma estação de serviço.

Denominado "Navitron Autodrive", este sistema foi secretamente instalado pelos camionistas para que pudessem relaxar durante a viagem.

De uma forma ou de outra, todas estas ideias se vieram a confirmar muitos anos mais tarde. A questão é, qual a próxima coisa que os Simpsons vão adivinhar? Resta-nos aguardar…

Em destaque